Ao longo da carreira, participou ativamente de movimentos da classe cinematográfica em defesa de políticas públicas para a retomada e o fortalecimento do cinema nacional. Atuou em entidades representativas do setor, participou de congressos, grupos de trabalho e fóruns de discussão com outros profissionais de cinema e televisão, incluindo alguns dos mais tradicionais diretores do cinema brasileiro.
Também desenvolveu trabalhos em direção de teatro, incluindo breves atuações em direção de espetáculos musicais. Destaca-se nesse trabalho a contribuição na direção do musical "Deixa Que Eu Empurro" levado ao público no histórico Teatro de Arena (atual Teatro Eugenio Kusnet) com temporada inicialmente prevista para 3 meses e que terminou permanecendo 8 meses em cartaz
Projetos atuais
Luís Bacchi mantém envolvimento com projetos atuais na área do audiovisual, conectando experiência artística, formação de novos profissionais e articulação institucional. Atualmente, finaliza dois projetos: a realização de um novo longa-metragem e a estréia na direção de seriado para streaming.